+

2016-04-18

Riopele presente na exposição "Des(a)fiar o tempo da indústria"


voltar a notícias

“Des(a)fiar o tempo da indústria” é o nome da exposição inaugurada no dia 4 de abril de 2016 na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, e que retrata os principais marcos do processo de industrialização no concelho, desde meados do século XIX até à atualidade.

Desenvolvida pela ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, sob a coordenação do Município, a exposição pretende despertar para a importância do legado histórico e para os desafios atuais e futuros da indústria em Vila Nova de Famalicão.

Esta inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, do Administrador da Riopele, Bernardino Carneiro, e de empresários famalicenses, entre outras figuras do concelho.

Uma linha cronológica, sustentada num olhar sociológico e histórico, conduz o visitante numa viagem que começa com as empresas âncora da industrialização: a Boa Reguladora (1892), a Sampaio & Ferreira (1896), a Riopele (1927) e a Têxtil Manuel Gonçalves (1937).

Nesta área da exposição são exibidos murais sobre as quatro empresas. O mural da Riopele é composto por fotografias, biografias e textos, que mostram a inegável importância da empresa e dos seus trabalhadores no processo de industrialização do concelho.

Além disso, a exposição está enriquecida com uma área de mesas expositivas onde são apresentados documentos, livros e objetos, que foram cedidos por várias empresas.

Na mesa da Riopele são exibidos diplomas, prémios, cartazes publicitários, entre outros objetos, que destacam as dimensões sociais e históricas da sua atividade empresarial; não esquecendo também o futuro, com a mostra de tecidos inovadores e o book da coleção primavera/verão 2017.