+

Sustentabilidade

Ambiente

Químicos

Sabemos que há verdadeiros desafios para a indústria têxtil e de moda na gestão do impacto resultante da utilização de substâncias químicas, ao longo das mais variadas fases dos processos de produção de vestuário.

Na Riopele, o nosso objetivo é a eliminação de todas as substâncias químicas perigosas da nossa cadeia de fornecimento. Assim, a nossa gestão de químicos concentra-se, por um lado, na seleção de substâncias mais seguras e sustentáveis para as pessoas e o ambiente; e, por outro, na reengenharia dos processos produtivos e de design do produto, visando aumentar a eficiência produtiva e a minimização dos consumos.

Além disso, respeitamos a legislação nacional e europeia, cumprindo as rigorosas disposições de requisitos legais e normativos, como, por exemplo, o Regulamento REACH e a certificação STeP – Produção Têxtil Sustentável. Atendemos, igualmente, à Lista de Substâncias Restritas do programa ZDHC - Zero Discharge of Hazardous Chemicals, e estamos comprometidos com a nova estratégia de gestão de químicos da União Europeia, em linha com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

Resíduos

Queremos assegurar a redução da quantidade de resíduos gerados e esforçamo-nos por assegurar que todo o desperdício criado é reutilizado, reciclado ou recuperado.

A nossa gestão de resíduos assenta na política dos 4Rs: recuperar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Em todas as áreas da empresa instalámos uma rede de equipamentos que permitem a recolha seletiva dos resíduos gerados, evitando a sua deposição em aterro. Os nossos colaboradores participam em ações de formação contínua e de sensibilização para a importância da separação correta de resíduos.

As nossas instalações estão equipadas com um sistema de triagem, que, em 2020, garantiu uma valorização de 99,7% dos resíduos gerados.

Eficiência Energética

A eficiência energética e a redução do consumo de energia são as nossas prioridades. Apostamos num modelo energético racional e sustentável e desenvolvemos ações com objetivo de reduzir o número de emissões CO2.

Instalamos um parque solar fotovoltaico para autoconsumo numa das nossas unidades produtivas, instalamos sistemas de iluminação mais eficientes, variadores de velocidade em motores elétricos e sistemas de controlo nos sistemas AVAC. Utilizamos também energia térmica proveniente de uma cogeração sob a forma de vapor e água quente.

Estamos assim a alcançar uma maior eficiência energética nas áreas produtivas e a reduzir as nossas necessidades no que respeita ao consumo energético.

Emissões de CO2:
(kg de CO2 por kg de tecido produzido)

Consumo energético:
(kgep por kg de tecido produzido)

Conservação da Água

Estamos conscientes da importância da água para a vida. Dado o impacto da nossa atividade de negócio, acreditamos que a boa gestão dos recursos hídricos faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A nossa gestão da água assenta em três pilares fundamentais: a otimização da gestão dos consumos de água, a recuperação de efluentes dos processos produtivos e a gestão eficiente das captações de água.

Investimos continuamente em programas de redução da utilização de recursos hídricos, de reutilização de água e de reciclagem de efluentes industriais, que nos colocam num patamar de excelência no que respeita à gestão e à conservação da água.

As nossas instalações estão equipadas com uma estação de tratamento de água e de pré tratamento de água, que garantem o tratamento e o destino adequado para todas as águas de processo e potenciam o seu retorno ao ciclo da água em segurança.

Regularmente os nossos técnicos controlam a qualidade da água do rio Pele, a montante e jusante da empresa, garantindo uma monitorização permanente da saúde do rio e do seu ecossistema.

Procuramos que as quantidades de produtos químicos utilizados nos nossos processos se encontrem reduzidos ao mínimo tecnicamente possível, permitindo assim reduzir o consumo de água por processo e por quilograma de material processado e minimizar a intensidade de tratamentos em fim de linha.

Para comunicar a nossa performance em todos os aspetos que suportam a gestão e conservação da água, bem como promover uma cultura de poupança de água em todos os níveis do negócio, implementamos o programa "Cada Gota Conta".

Participamos em projetos de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias de processamento, procurando descobrir novas formas de reduzir a quantidade de água necessária nos diferentes processos têxteis.