+

Sustentabilidade

Ambiente

Químicos Seguros

Sabemos que há verdadeiros desafios para a indústria têxtil e de moda na gestão do impacto resultante da utilização de substâncias químicas, ao longo das mais variadas fases dos processos de produção de vestuário.

Na Riopele, o nosso objetivo é a eliminação de todas as substâncias químicas perigosas da nossa cadeia de fornecimento. Assim, a nossa gestão de químicos concentra-se, por um lado, na seleção de substâncias mais seguras e sustentáveis para as pessoas e o ambiente; e, por outro, na reengenharia dos processos produtivos e de design do produto, visando aumentar a eficiência produtiva e a minimização dos consumos.

Além disso, respeitamos a legislação nacional e europeia, cumprindo as rigorosas disposições de requisitos legais e normativos, como, por exemplo, o Regulamento REACH e a certificação STeP – Produção Têxtil Sustentável. Atendemos, igualmente, à Lista de Substâncias Restritas do programa ZDHC - Zero Discharge of Hazardous Chemicals, e estamos comprometidos com a nova estratégia de gestão de químicos da União Europeia, em linha com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

Desperdício Zero

Queremos assegurar a redução da quantidade de resíduos gerados e esforçamo-nos por assegurar que todo o desperdício criado é reutilizado, reciclado ou recuperado.

A nossa gestão de resíduos assenta na política dos 4Rs: recuperar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Em todas as áreas da empresa instalámos uma rede de equipamentos que permitem a recolha seletiva dos resíduos gerados, evitando a sua deposição em aterro. Os nossos colaboradores participam em ações de formação contínua e de sensibilização para a importância da separação correta de resíduos.

As nossas instalações estão equipadas com um sistema de triagem, que, em 2022, garantiu uma valorização de 99,9% dos resíduos gerados.

Energia Limpa

A eficiência energética e a redução do consumo de energia são as nossas prioridades. Apostamos num modelo energético racional e sustentável e desenvolvemos ações com o objetivo de nos tornarmos operacionalmente neutros em carbono até 2027.

Temos em pleno funcionamento uma central solar fotovoltaica, com uma potência instalada de 1MW, sendo constituída por 3000 módulos fotovoltaicos. No 2º semestre de 2023, iniciar-se-á a construção de uma segunda central solar com uma capacidade de produção de aproximadamente 6 MW.

No primeiro trimestre de 2023, iniciamos a produção de vapor na nossa central de biomassa, com uma capacidade de 65 t/d, contribuindo para a redução da nossa pegada de carbono, dada a utilização de biomassa florestal residual.

Na Riopele, estamos assim comprometidos com a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e com o cumprimento do Acordo de Paris. Por esse motivo, fomos das primeiras empresas têxteis a calcular a nossa pegada de carbono, com o objetivo de definir ações concretas que possam contribuir com resultados significativos para a redução das emissões GEE.

Conservação da Água

Estamos conscientes da importância da água para a vida. Dado o impacto da nossa atividade de negócio, acreditamos que a boa gestão dos recursos hídricos faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A nossa gestão da água assenta em três pilares fundamentais: a otimização da gestão dos consumos de água, a recuperação de efluentes dos processos produtivos e a gestão eficiente das captações de água.

Investimos continuamente em programas de redução da utilização de recursos hídricos, de reutilização de água e de reciclagem de efluentes industriais, que nos colocam num patamar de excelência no que respeita à gestão e à conservação da água.

As nossas instalações estão equipadas com uma estação de tratamento de água e de pré tratamento de água, que garantem o tratamento e o destino adequado para todas as águas de processo e potenciam o seu retorno ao ciclo da água em segurança.

Regularmente os nossos técnicos controlam a qualidade da água do rio Pele, a montante e jusante da empresa, garantindo uma monitorização permanente da saúde do rio e do seu ecossistema.

Procuramos que as quantidades de produtos químicos utilizados nos nossos processos se encontrem reduzidos ao mínimo tecnicamente possível, permitindo assim reduzir o consumo de água por processo e por quilograma de material processado e minimizar a intensidade de tratamentos em fim de linha.

Para comunicar a nossa performance em todos os aspetos que suportam a gestão e conservação da água, bem como promover uma cultura de poupança de água em todos os níveis do negócio, implementamos o programa "Cada Gota Conta".

Participamos em projetos de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias de processamento, procurando descobrir novas formas de reduzir a quantidade de água necessária nos diferentes processos têxteis.