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2023-11-06

Riopele ganha aposta na formação


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A ambição da Riopele passa por se afirmar como “uma empresa líder na indústria têxtil do futuro, inovadora e sustentável, assente na gestão transparente e responsável dos recursos, no respeito pelos direitos humanos e na promoção do desenvolvimento tecnológico”. Por esse motivo, tem em curso um programa de formação sem precedentes. Feitas as contas, em 2023, o número de horas de formação ministradas na Riopele ultrapassou, pela primeira vez, a barreira das 50 000 horas. Relativamente ao ano anterior, o período formativo praticamente duplicou.

Gestão, inovação produtiva, sistemas de informação, desenvolvimento comportamental e organizacional, línguas e sustentabilidade são as áreas críticas identificadas pela Riopele e que, por esse motivo, estão a ter a planos de formação específicos.

Com um quadro de pessoal estabilizado, com 1189 trabalhadores no ativo, a Riopele tem conseguido atrair uma nova geração de talento. Em resultado, a idade média por trabalhadores é de 41 anos, uma das mais baixas de toda a fileira moda em Portugal. Assinala-se que 22% dos trabalhadores regista menos de 30 anos. De igual modo, o número de licenciados ascende atualmente a mais de 12% do total de colaboradores da empresa.

“Não é por acaso que um dos pilares estratégicos da Riopele são as pessoas”, sublinha a diretora de recursos humanos da empresa, razão pela qual “iremos continuar a trabalhar para ter as equipas mais motivadas e envolvidas com os resultados da empresa”.

 

De acordo com Cláudia Queirós, “a Riopele tem vindo a consolidar uma forte aposta na formação e desenvolvimento, com um plano de formação que ultrapassou a 70.000 horas nos dois últimos anos e que resultou num forte investimento no desenvolvimento de competências”.

Já no que diz respeito à atração de talento, a responsável de recursos humanos da Riopele revela que “2023 foi um ano muito positivo, na medida em que foram rececionadas mais 60% de candidaturas comparativamente com o período homólogo, o que é revelador da atratividade da empresa”.