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1. Ainda se recorda do primeiro dia na Riopele? Como foi esse dia?
Recordo como se fosse hoje. A dimensão da empresa, a história e a presença global que a Riopele já tinha na altura impressionaram-me imenso. Senti e continuo a sentir muito orgulho por fazer parte dos quadros da empresa.
2. No seu entendimento, de que forma evoluiu a empresa nos últimos anos?
A Riopele evoluiu não só em termos de tecnologia e produto, como também ao nível das pessoas e dos seus valores. É uma empresa moderna e dinâmica, muito diferente da imagem tradicional associado às empresas do setor têxtil.
3. Qual a importância do mercado americano para a Riopele?
Sendo a maior economia a nível mundial, trata-se de um mercado de particular interesse e com clientes de grande relevância. A Riopele já exporta para o mercado americano há três décadas. Na fase inicial, o foco era a produção em grande escala, mas de há uma década para cá evoluímos para um segmento de mercado de nível alto, que nos permite apresentar propostas mais inspiradoras e diferenciadoras.
4. Há diferenças entre os clientes da Costa Este e Oeste?
Existem claras diferenças no próprio estilo de vida que se refletem, nomeadamente, na forma de vestir. Os clientes da Costa Este privilegiam um estilo mais relaxado e casual, enquanto na Costa Oeste sobressai um estilo mais formal e sofisticado.
5. Para a Riopele, qual a importância de ter um escritório em Nova Iorque?
A principal razão foi querermos estar mais próximos dos nossos clientes e potenciais clientes do mercado americano. Com a abertura do nosso escritório e showroom é possível comunicar, na sua plenitude, a mensagem das nossas coleções e todo o trabalho da nossa equipa de desenvolvimento. Temos um espaço onde o cliente se sente como se estivesse na Riopele, apesar da distância, e encontra toda a nossa oferta, sem a necessidade de intermediários (agências), que neste aspeto não conseguem competir com o nosso serviço.
6. Do ponto de vista do produto, o que distingue a Riopele?
Assinalo a oferta constante de inovação e produtos diferenciadores. A aposta nos elementos da qualidade, durabilidade e sustentabilidade, aliado a um serviço de excelência muito apreciado pelos nossos clientes americanos.
7. Que outras mais-valias tem a empresa para oferecer aos clientes?
Além da nossa localização na Europa, destacaria a verticalidade produtiva, a capacidade tecnológica de fabrico e o respeito pela legislação europeia, ao nível ambiental e social.
8. A sustentabilidade é uma moda ou veio para ficar?
A sustentabilidade veio para ficar e na Riopele temos como ambição tornar a moda mais sustentável. No entanto, é também preciso que toda a cadeia de valor faça um novo caminho, pois nenhuma empresa deverá estar excluída do dever de atuar de forma responsável.