+

2024-05-25

“Não perdemos o foco”


voltar a notícias

Paulo Machado trabalha na Riopele há 27 anos. Já desempenhou várias funções na empresa, assumindo responsabilidades em áreas críticas como a direção do departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança.

Considera que “o caminho na área da sustentabilidade ambiental já se iniciou há algumas décadas” na Riopele, “com resultados bastante positivos”. Ainda assim, considerando que um dos grandes compromissos da Riopele é reduzir o impacto ambiental, contribuindo para a criação de tecidos inovadores e sustentáveis, Paulo Machado recorda “o aumento do nível de exigência dos requisitos a cumprir” e a Riopele quer estar na linha da frente.

Ainda se recorda o seu primeiro dia na Riopele?

Passados quase 27 anos, recordo-me de ter sido um dia com uma forte carga emocional. Cresci a ouvir histórias da Riopele, uma vez que grande parte da minha família trabalhou durante muitos anos nesta empresa. Recordo-me das visitas a casa do meu avô quando era criança, e da alegria com que este falava da fábrica e do orgulho que sentia em levar os netos a conhecer a empresa. O meu primeiro dia pautou-se por um misto de alegria, de nervosismo e de ansiedade, mas acima de tudo uma honra em começar a fazer parte desta “Família”.

Como tem evoluído a empresa ao longo deste período?

A realização de investimentos em I&D, na digitalização, na modernização do parque de máquinas e na sustentabilidade, assim como uma forte aposta no desenvolvimento das competências e na segurança e saúde dos colaboradores permitiu a Riopele ser uma empresa de referência no mercado global. O sucesso da empresa assenta na sua grande capacidade de adaptação, flexibilidade, resiliência e sustentabilidade.

O Paulo já desempenhou várias funções na Riopele, assumindo grandes responsabilidades em áreas críticas como o Ambiente e a Segurança. Quais são as prioridades da Riopele nestes domínios, em particular?

Potenciar a proteção do ambiente, adotar medidas de prevenção e mitigação, visando reduzir ou evitar impactos negativos ao meio ambiente é o grande desafio na vertente ambiental.

Na área da Segurança em particular, o foco passa por garantir a proteção de bens e manter os locais de trabalho seguros e saudáveis. Promover a formação e informação sobre os riscos associados às atividades, apostar na prevenção, no cumprimento das condições de segurança e na melhoria continua das medidas de autoproteção, entre outros, são os grandes desafios desta área.

Em resumo, não perdemos o foco: promover a melhoria contínua do sistema de gestão da nossa organização, do desempenho ambiental, da segurança e saúde dos nossos trabalhadores, da proteção das instalações e assegurar o cumprimento dos requisitos legais, normativos e dos nossos clientes estendendo esse compromisso aos nossos fornecedores é a grande prioridade da Riopele nestes domínios.

 

Na área do Ambiente em específico, que novos requisitos têm vindo a ser solicitados, nomeadamente por parte das marcas internacionais de prestígio que trabalham regularmente com a Riopele?

As marcas de prestígio avançam em direção a um modelo mais sustentável reduzindo a sua pegada ambiental. Como tal, definiram um roteiro para a sustentabilidade que fixa ambiciosos compromissos para impulsionar a redução do impacto ambiental da cadeia de produção. Ou seja, temos os nossos grandes clientes, a questionar-nos que ações temos implementadas e as que iremos implementar para gerir os riscos climáticos e atingir os seus requisitos ambientais, nomeadamente ao nível da gestão da água, energia, resíduos, produtos químicos e pegada de carbono. O nosso objetivo é continuar a avançar na redução do impacto ambiental associado as nossas atividades visando a obtenção das metas propostas pelos nossos clientes. O nosso caminho na área da sustentabilidade ambiental já se iniciou há algumas décadas com resultados bastante positivos. Ainda assim, temos consciência dos grandes desafios que nos esperam, dado o aumento do nível de exigência dos requisitos a cumprir.

Para uma empresa que exporta mais de 90% da sua produção, e que ambiciona ser líder de mercado, os processos de certificação são essenciais. Como se prepara a Riopele para esses momentos?

As certificações do sistema de gestão são ferramentas indispensáveis para as organizações que procuram melhorar os seus processos, produtos, serviços e, consequentemente, demonstrar ao mercado nacional e internacional o seu compromisso com a melhoria continua e satisfação dos seus clientes. Uma organização que procura adequar-se aos padrões normativos da qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança, entre outras, obtém um grande diferencial competitivo no mercado, utilizando padrões de excelência global. O envolvimento da gestão de topo é primordial para que os colaboradores entendam as mudanças e executem os controlos na sua rotina de trabalho.

É fundamental que os requisitos exigidos pela norma estejam sempre presentes, pois os processos operacionais padronizados garantem mais qualidade nos serviços e nos produtos resultando na satisfação dos clientes.

Temos de garantir que avaliamos todos os nossos processos e identificamos os nossos riscos. Por meio da revisão dos processos, estabelecemos os controlos necessários e eliminamos as vulnerabilidades. Com todos os processos bem definidos, os riscos são controlados e o padrão de qualidade é mantido continuamente. Analisarmos periodicamente os resultados do Sistema de Gestão, revermos o seu planeamento e garantirmos uma auditoria interna detalhada é uma boa forma de ajustar e melhorar o nosso Sistema.