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2022-07-25

Venda de produtos sustentáveis aumenta 50% face a 2017


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"80% dos produtos da Riopele terão uma base sustentável até 2025”. A promessa é de José Alexandre Oliveira corria o ano de 2020. Hoje está mais próxima. De acordo com o departamento de I&D da Riopele, o primeiro semestre de 2022 terminou com 76% dos produtos comercializados inseridos em categorias de sustentabilidade, como por exemplo tecidos em poliéster reciclado, tecidos da marca Tenowa e tecidos produzidos em processos de tingimento e acabamento com menor consumo de água e energia.

Atualmente, a empresa, com sede em Vila Nova de Famalicão, no Norte de Portugal, tem mais de 750 clientes ativos, nos cinco continentes. De acordo com José Alexandre Oliveira “a sustentabilidade não é uma moda na Riopele”, mas antes “a forma de estar nos negócios desde a nossa fundação, em 1927”. Por esse motivo, na última década, a empresa reforçou os investimentos em áreas críticas como eficiência energética, reciclagem ou reaproveitamento da água.

Face a 2017, a percentagem de número de produtos comercializados com materiais sustentáveis aumentou praticamente 50%, passando de 51% (em 2017) para 76% no primeiro semestre de 2022.

Ao nível das matérias-primas, a Riopele tem vindo a reforçar a aposta na utilização de matérias-primas recicladas e a criar tecidos com maior durabilidade, recorrendo a tecnologias de ponta para otimizar a eficiência dos seus processos produtivos. Adicionalmente, até 2027, entende a Riopele poder reunir as condições para que “toda a energia utilizada no processo produtivo seja proveniente de fontes renováveis”.

A empresa tem vindo a criar condições para se afirmar, em definitivo, como uma referência europeia no setor, reforçando as competências internas. O número de colaborares cresceu 23% na última década e mais de 10% do total são já quadros superiores. Outros dos destaques está relacionado com aposta em jovens valores: a média de idades afigura-se, por esta altura, nos 41 anos.