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Atualmente, a empresa, com sede em Vila Nova de Famalicão, no Norte de Portugal, tem mais de 750 clientes ativos, nos cinco continentes. De acordo com José Alexandre Oliveira “a sustentabilidade não é uma moda na Riopele”, mas antes “a forma de estar nos negócios desde a nossa fundação, em 1927”. Por esse motivo, na última década, a empresa reforçou os investimentos em áreas críticas como eficiência energética, reciclagem ou reaproveitamento da água.
Face a 2017, a percentagem de número de produtos comercializados com materiais sustentáveis aumentou praticamente 50%, passando de 51% (em 2017) para 76% no primeiro semestre de 2022.
Ao nível das matérias-primas, a Riopele tem vindo a reforçar a aposta na utilização de matérias-primas recicladas e a criar tecidos com maior durabilidade, recorrendo a tecnologias de ponta para otimizar a eficiência dos seus processos produtivos. Adicionalmente, até 2027, entende a Riopele poder reunir as condições para que “toda a energia utilizada no processo produtivo seja proveniente de fontes renováveis”.
A empresa tem vindo a criar condições para se afirmar, em definitivo, como uma referência europeia no setor, reforçando as competências internas. O número de colaborares cresceu 23% na última década e mais de 10% do total são já quadros superiores. Outros dos destaques está relacionado com aposta em jovens valores: a média de idades afigura-se, por esta altura, nos 41 anos.