+

2023-11-22

Experiência da Riopele na descarbonização partilhada em grandes palcos


voltar a notícias

A Riopele tem em curso um forte investimento em matéria de descarbonização da sua atividade, através nomeadamente da instalação de painéis solares em vários espaços do seu principal complexo, e numa central de biomassa, já em funcionamento. O objetivo da empresa passa por se tornar operacionalmente neutra em carbono até 2027. Esta experiência da Riopele em matéria de descarbonização tem sido, de resto, partilhada em grandes palcos, através da participação do CEO da empresa.

A abrir, José Teixeira participou como orador na apresentação do Roteiro da Indústria Têxtil e Vestuário para a neutralidade carbónica, projeto que junta o CITEVE, a ATP e a ANIVEC, e pretende ajudar as empresas da indústria têxtil e vestuário a atingir, em 2050, as metas de neutralidade carbónica.

Já na conferência promovida pela EDP e Associação Comercial do Porto, que decorreu no Palácio da Bolsa, o CEO da Riopele procurou enquadrar o posicionamento estratégico de uma empresa que caminha, a passos largos, para o seu centenário, com o domínio técnico em matéria de transição energética.

Destaca-se também a participação na apresentação do Barómetro Económico Kaizen, onde José Teixeira partilhou os seus insights sobre questões empresariais atuais. Esta iniciativa representa aproximadamente 35% do PIB de Portugal.

A finalizar, destaque para a participação no Dia Aberto ao Conhecimento dinamizado pelo IAPMEI e a Universidade de Aveiro, subordinado ao tema “Transição Energética - Fator Crítico de Competitividade na Indústria”.

A caminho dos seus 100 anos, a empresa têxtil com sede em Vila Nova de Famalicão e que, na última década, investiu 40 milhões de euros, nos domínios da transição digital e sustentabilidade, acredita que os seus esforços maximizarão o impacto ambiental positivo, criando um modelo a ser seguido por outras empresas da indústria da moda. A implementação de um conjunto de medidas e projetos permitirão que todas as operações da empresa tenham um impacto ambiental zero no espaço de quatro anos.