+

2016-02-19

Riopele recebe visita do Instituto Superior Têxtil da Alsácia


voltar a notícias

No dia 5 de fevereiro de 2016, 44 alunos franceses do ISTA (Institut Supérieur Textile d’Alsace) estiveram na Riopele não só para conhecerem o processo produtivo e criativo da empresa, como também para trabalharem várias temáticas que se constituem em desafios para a Riopele na atualidade.

Esta iniciativa desenvolveu-se no âmbito do protocolo estabelecido entre a PBS – Porto Business School, o ISTA e a Riopele. Está previsto, ainda este mês, outro encontro nas nossas instalações para que os alunos ultimem os trabalhos antes de os defenderem na PBS perante um júri multidisciplinar.

O grupo do ISTA, que, além de contar com a presença da direção da instituição, estava acompanhado de representantes da PBS, foi recebido no Polo I&D pela Administração do Grupo Riopele.

Primeiramente interveio Bernardino Carneiro que deu as boas-vindas aos presentes e demonstrou grande satisfação por a Riopele participar neste projeto e, assim, constituir-se num caso de estudo. Nas palavras deste administrador, a preparação deste programa de estudo “… é um modesto contributo, no âmbito da nossa responsabilidade social, para o vosso crescimento e realização como alunos e como futuros profissionais”.

De seguida, foi projetado o vídeo institucional da empresa para que os presentes se familiarizassem com a realidade da Riopele. Por fim, José Alexandre Oliveira deu, igualmente, as boas-vindas aos estudantes e desejou um dia de trabalho muito profícuo.

Depois os alunos foram divididos em quatro grupos e, desta forma, iniciou-se o périplo pelas diversas áreas da empresa – Fiação, Tecelagem, Tinturaria, Acabamentos, Controlo de Qualidade, Logística, Polo I&D e Centro de Modelagem – que se prolongou por toda a manhã até meio da tarde. Ao longo desta visita, um representante de cada área explicou o respetivo processo e esclareceu as dúvidas que os estudantes iam colocando.

Pelas 16h00, os alunos voltaram a reunir-se no Polo I&D. Após uma breve pausa para o lanche, foram constituídos seis grupos para, assim, terem início os projetos de equipa que se focalizaram na exploração dos seguintes temas: Sustentabilidade; Investigação e Desenvolvimento na Indústria Têxtil; Vendas – Ir além das Exportações – Mercado Polaco; Negócio Digital; Otimização da Produção/ Ferramentas de Planeamento/ Eficiência da Área da Tecelagem; Controlo do Sistema de Gestão (Controlo do Fluxo de Mercadorias e Controlo do Fluxo Financeiro).

A orientação destes trabalhos coube a várias equipas da Riopele que desempenharam a função de tutores. Além de terem enquadrado cada uma das temáticas na realidade da Riopele e de exporem os principais desafios com que se debatem na atualidade, lançaram questões de investigação para que cada grupo as trabalhe nas próximas semanas com o intuito de contribuir para a superação destes desafios. Adicionalmente, cada aluno recebeu o Dossier de Imprensa da Riopele para ficar com documentação geral sobre a nossa história e sobre a nossa atividade, entre outras informações.

Visivelmente agradados com o dia proporcionado pela Riopele, tanto os estudantes agradeceram todo o apoio prestado como a direção do ISTA e os representantes da PBS reconheceram, com grande satisfação, o empenho e a dedicação colocados na concretização deste projeto.

No dia 26 de fevereiro, os estudantes vão voltar a reunir-se com os tutores na Riopele para apresentar e ultimar os temas que têm a cargo, mas podem igualmente ao longo destas semanas entrar em contacto para esclarecerem as dúvidas que possam surgir.