+

2017-01-16

Riopele mantém-se em terreno positivo pelo quarto ano consecutivo


voltar a notícias

A consolidação das margens e dos resultados, a diminuição da dívida e a importância do capital humano para o futuro da empresa estiveram em destaque na última Reunião Semestral de Quadros. Face ao cenário de incerteza, a Administração da Riopele perspetiva que 2017 será um ano em que o principal objetivo, o aumento da produtividade, será ancorado em projetos de racionalização, de digitalização e de qualificação.

A Reunião de Quadros da Riopele realizou-se no passado dia 19 de dezembro de 2016, da parte da tarde, no edifício administrativo da Riopele, tendo contado com a presença de mais de duas centenas de colaboradores.

A agenda de trabalhos abrangeu os seguintes pontos: apresentação do “Balanço de 2016” pelo administrador Bernardino Carneiro; cerimónia de entrega do “Prémio Riopele Inovação 2016”; intervenção do padre Ismael Teixeira no âmbito da rubrica “30 minutos com…”; e mensagem de encerramento do presidente da Riopele, José Alexandre Oliveira.

 A abertura da sessão coube ao administrador Bernardino Carneiro, que começou por pedir uma salva de palmas pelos 90 anos de atividade da Riopele que se cumprirão em 2017, por se tratar de um marco de grande importância e ao qual a empresa chega com “boa saúde”.

De seguida, referiu que a Riopele consolidou o seu posicionamento no mercado pelo quarto ano consecutivo e reduziu a sua dívida em 3 milhões de euros, em termos absolutos, permitindo assim assegurar a sua sustentabilidade financeira.

Depois, o administrador passou o ano de 2016 em revista e recordou também diversos momentos marcantes para a empresa, como a melhoria das instalações nas áreas produtivas, os projetos de investigação e desenvolvimento, a Festa de Natal da empresa, as visitas proporcionadas a alunos de escolas nacionais e internacionais e o reconhecimento público por várias entidades.

O responsável enumerou ainda projetos em curso e destacou a força de trabalho da empresa a qual, a curto prazo, se apresenta como um mix com enorme potencial.

A concluir a sua intervenção sublinhou que o futuro da Riopele assenta na racionalização e na qualificação, recordando que todos os colaboradores são chamados a colocar o seu talento ao serviço do negócio e dos projetos Riopele.

A segunda parte da Reunião de Quadros foi dedicada à apresentação do Prémio Riopele Inovação que, este ano, registou sete ideias vencedoras em ex aequo.

Após os galardoados terem explicado, de forma sucinta, qual foi a melhoria/ inovação introduzida e que impacto teve no negócio, procedeu-se à entrega do prémio, à semelhança do passado, por José Alexandre Oliveira.

A terceira parte do evento contou com a participação do orador convidado, o padre Ismael Teixeira, conhecido também como “Padre de Ferro”, tratando-se do primeiro padre do mundo a completar a Ironman, uma ultramaratona de 226 quilómetros, que engloba provas de natação, ciclismo e corrida.

Durante a intervenção, Ismael Teixeira partilhou a sua experiência enquanto padre e atleta “Ironman”, demostrando que as chaves do sucesso num grande evento desportivo, designadamente, planeamento e acompanhamento, também se aplicam em contexto empresarial e profissional.

Sublinhou igualmente a importância dos valores da entreajuda, da humildade e da ética como forma de superação dos desafios propostos.

O encerramento da reunião coube a José Alexandre Oliveira, presidente do Conselho de Administração, que iniciou a sua intervenção agradecendo a presença do padre Ismael Teixeira, tendo também elogiado o seu testemunho.

José Alexandre Oliveira destacou que este é o quarto ano seguido que a empresa apresenta lucros, mas considera que no próximo ano, perante um forte cenário de incerteza mundial, será extremamente importante reduzir custos e aumentar a produtividade, de modo a atingir os objetivos traçados.

O presidente recordou ainda que em 2017 a Riopele celebrará os seus 90 anos, um momento histórico, que deverá orgulhar todos os que contribuíram e ajudaram no crescimento da empresa.

A terminar o evento, realizou-se, no mesmo espaço, um lanche com doçaria típica da época natalícia, que proporcionou um momento de convívio e de confraternização entre todos os colaboradores.