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2022-03-24

Riopele: Factos & Números


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É uma das empresas europeias de referência no setor têxtil. Depois de dois de pandemia, que tiveram um forte impacto na fileira da moda a nível internacional, descubra como evoluiu a Riopele, em números:

1927

É o ano de fundação da empresa. Em 1927, a Riopele assentou raízes em Vila Nova de Famalicão, uma cidade no Norte do Portugal. Hoje é uma das mais antigas empresas têxteis portuguesas, especializada na criação e na produção de tecidos para coleções de moda e de vestuário. A aposta no setor da mobilidade é mais recente, mas já começa a dar frutos.

95%

A Riopele exporta mais de 95% da sua produção para todo o mundo. Consolidar a posição nos mais exigentes mercados europeus e aprofundar a presença em mercados de grandes potencial como EUA, Canadá ou Japão é uma aposta para a próxima década.
A empresa tem atualmente mais de 750 clientes ativos, em mais de 30 mercados.

1083

É o número de colaborares da Riopele. Um crescimento superior a 20% na última década. No final de 2021, 63% dos 1083 colaboradores eram homens, 37% mulheres. A idade média dos colaboradores é 41 anos e 42% dos cargos de liderança são assegurados por profissionais do sexo feminino. Em média, os colaboradores da Riopele permanecem 15 anos na empresa. E há mesmo 237 (22% do total) que têm, nesta fase, menos de 30 anos de idade.

120

A área de I&D é critica para a Riopele. Por esse motivo, este é um dos departamentos mais relevantes. Atualmente, 120 profissionais apostam, todos os dias, no desenvolvimento de soluções inovadoras, para os mais exigentes clientes à escala internacional.

80%

A aposta da empresa no domínio da sustentabilidade é antiga. Os investimentos recorrentes. As metas ambiciosas: 80% dos produtos da Riopele terão uma base sustentável até 2025. Produção local, eficiência energética, redução do consumo da água, combate ao desperdício não são uma moda. Na Riopele, costumamos dizer: a sustentabilidade não é uma tendência, mas a nossa forma de estar desde o primeiro dia.

35 Milhões

A Riopele tem a ambição de ser uma das mais relevantes empresas europeias do setor têxtil, em especial no domínio da sustentabilidade. Por esse motivo, desde 2012, já investiu 35 milhões de euros, não só em tecnologia de ponta, em especial na automação e eficiência dos novos equipamentos, como na criação de uma plataforma digital, monitorização do chão de fábrica e implementação de um sistema de visão artificial nos teares - como otimizando processos e reforçando competências internas. Os investimentos no domínio da sustentabilidade (eficiência energética, poupança de água, combate ao desperdício, etc.) são frequentes.