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2024-02-21

Riopele cresce 25% e mantém 100 milhões no horizonte


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A Riopele contrariou a dinâmica da indústria têxtil portuguesa, cresceu 6,4% em 2023 para um novo máximo histórico de 98,4 milhões de euros. Nos últimos cinco anos, a empresa de Famalicão superou a pandemia, num ambiente de negócios particularmente hostil, e cresceu 24,6%.

“A Riopele tem características que a tornam única”, considera José Alexandre Oliveira. De acordo com o Presidente da Riopele está a dar frutos “a aposta sustentada da Riopele de integrar verticalmente todas as áreas de negócio”, em especial I&D, Fiação, Tinturaria, Torcedura, Tecelagem, Ultimação e Private Label.

Em traços gerais, a empresa tem vindo a reforçar a oferta num serviço integral, da matéria-prima à peça acabada. Exporta mais de 95% da produção para 50 mercados.

Para além do trabalho consolidado na fileira da moda, a grande especialidade da Riopele, na medida em que trabalha para as principais marcas internacionais deste segmento, “uma fatia importante do trabalho interno tem vindo a ser dedicada ao vestuário técnico e profissional”. A título de exemplo, no âmbito da estratégia de diversificação, a empresa fez parte do consórcio que desenvolveu o novo camuflado para o exército português.

Também a área da mobilidade tem ganho importância acrescida. “Importa diversificar o negócio para chegar a um número crescente de clientes”, sustenta José Alexandre Oliveira. “A nossa área de produção de vestuário oferece um serviço especializado, que inclui design, produção de modelagem e amostras, fornecimento de tecidos e acabamentos, corte e costura, controlo de qualidade e entrega personalizada”, sublinhou o Presidente da Riopele.

Enfrentar 2024 “com cautela”

Depois de um ano de 2023 muito exigente para o universo da indústria têxtil portuguesa, José Alexandre Oliveira acredita que este ano surgirão desafios acrescidos. “Devemos estar cautelosos, porque vivemos num mundo que está cheio de inseguranças, de instabilidade com várias zonas de conflito”. Já no plano económico a retração do consumo por parte das famílias tem incidência em várias geografias, por via do aumento da inflação e das taxas de juro”.

Não obstante o cenário macro desfavorável José Alexandre Oliveira mantém o objetivo de crescimento traçado para o centenário da empresa, que se celebra em 2027: chegar aos 100 milhões de euros de volume de negócios.