+

2023-10-16

Riopele “educa” clientes


voltar a notícias

Na era da automação, digitalização e sustentabilidade, prolifera na opinião pública um excesso de informação avulsa que, não raras vezes, dificulta a comunicação entre marcas e consumidores. Com o objetivo de ajudar a uma tomada de decisão informada, a Riopele criou uma matriz de sustentabilidade que procura auxiliar os clientes nos seus processos de desenvolvimento de novas coleções.

Neste documento que, até ao momento, já foi distribuído por mais de 300 clientes constam informações sobre a origem das matérias-primas, a tipologia de fibras existentes no mercado, características técnicas associadas, impactos ambientes e certificações existentes.

De acordo com José Alexandre Oliveira, a Riopele procura “envolver os clientes, dando-lhes informação sobre alternativas de materiais com melhores credenciais ambientais e sociais para que possam fazer escolhas acertadas”.

Aproveitando décadas de conhecimento acumulado e integrando verticalmente todo o ciclo produtivo, a Riopele aposta na criação e produção de tecidos de moda e dispõe de um serviço especializado de produção de vestuário. “A criação de uma relação próxima com os clientes, numa lógica de trabalho colaborativo tem permitido que continuemos a crescer no mercado internacional”, admite o Presidente da empresa.

A empresa está, de resto, comprometida “em reduzir o desperdício têxtil e com uma visão orientada para a preservação do planeta”, pelo que “está a explorar soluções tecnológicas para transformar resíduos em matérias-primas valiosas, a converter têxteis pós-consumo em novos produtos de alta qualidade e a adotar materiais ancestrais e renováveis, liderando a mudança na indústria têxtil em direção à sustentabilidade”. No epicentro destas inovações está o departamento de I&D da Riopele, onde mais de 100 profissionais diariamente impulsionam processos e abordagens experimentais e criativas.

“Prosseguimos os esforços para que até 2027 a Riopele seja operacionalmente neutra em carbono e possamos atingir uma taxa de aproveitamento de 100% dos resíduos têxteis, ao mesmo tempo, que pretendemos que 80% dos nossos produtos estejam alinhados com categorias e componentes de sustentabilidade”, sublinhou José Alexandre Oliveira. Estas diferentes iniciativas refletem a determinação da empresa em acelerar o progresso da indústria têxtil em direção a uma produção responsável.