+

2017-06-22

Riopele apresenta R4Textiles no Evento Anual do Portugal 2020


voltar a notícias

No dia 8 de maio de 2017, ao início da tarde, realizou-se no Convento de São Francisco, em Coimbra, o evento “A Caminho do Portugal 2020 - Resultados e Oportunidades de Financiamento”, organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão e pelos Programas Operacionais do Portugal 2020, que contou com a intervenção de uma equipa de trabalho da Riopele, composta por Domingos Barbosa e Rita Sousa, do departamento de Investigação e Desenvolvimento.

A abertura do evento iniciou com uma Sessão Plenária, presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. Seguiram-se as diferentes sessões paralelas, nas quais a Riopele teve oportunidade de apresentar o R4Textiles, um projeto no âmbito da Economia Circular.

A abertura da sessão coube a Domingos Barbosa, que começou por realizar um enquadramento da atividade de negócio da Riopele e da sua cultura assente na criatividade e na inovação permanente.

Depois salientou que a temática da Economia Circular trata-se de um percurso normal na atividade da Riopele, que, nas últimas três décadas, tem apostado nessa transição não apenas no que respeita ao desenvolvimento de produtos mas também de novos processos. O objetivo passa pela implementação de um modelo circular, dando o exemplo da reutilização de água, que, no ano de 2016, atingiu os 52%.

Por fim, referiu que o R4Textiles é um projeto que pretende acrescentar valor aos resíduos têxteis da Riopele, visando ter um impacto em nichos de mercado pela introdução de novidade. Trata-se assim de um novo olhar, no âmbito da economia circular, que permite considerar os resíduos de indústrias agroalimentares, no sentido de incorporar os produtos resultantes no acabamento dos tecidos e potenciar a estratégia de sustentabilidade da empresa.

De seguida, Rita Sousa iniciou a sua intervenção com uma apresentação do projeto R4Textiles, caracterizando-o como um projeto ambicioso e promissor, cujo objetivo é o desenvolvimento de têxteis sustentáveis, tendo por base a conversão de resíduos têxteis e agroalimentares em novos recursos.

Salientando que o projeto R4Textiles segue os princípios da Economia Circular, focada no fecho do ciclo, acrescentou que para a Riopele a inovação é considerada uma fonte geradora de vantagens competitivas. Neste caso, o R4Textiles permitiu à Riopele conceder uma “nova vida” aos seus tecidos, tendo como grande vantagem a possibilidade de gerar a sua própria matéria-prima reciclada.

Concluiu realçando a importância da comunicação em rede e da criação de sinergias com centros de investigação, universidades e outras organizações do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) para a garantia de uma cadeia têxtil sustentável.

Nesta sessão paralela sobre “Economia Circular”, moderada por Fernando Alfaiate, da Comissão Diretiva do Compete 2020, participaram também Carlos Manuel, da Amorim Isolamentos, Mário Jorge Silva, da Tintex, e João Coutinho, do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro.

Este evento proporcionou ainda a troca de experiências e o diálogo com outras entidades participantes, promovendo assim o estabelecimento de contactos e a identificação de novas oportunidades de parceria.