+

2023-09-13

Energia renovável já representa 60% do consumo na Riopele


voltar a notícias

A Riopele prossegue o seu plano de investimento no domínio da sustentabilidade. Em função desse esforço continuado, 60% do consumo energético da empresa é já assegurado por fontes renováveis.

Em traços gerais, a pegada de carbono da Riopele recuou 12% em 2022 face ao ano anterior, passando de 114.965 tCO2e para 101.360 tCO2e. Para 2023, estima-se uma nova redução, desta feita entre 12% e 15%.

Para esse efeito, contribuiu a instalação de uma central de biomassa, com uma capacidade de 65 t/dia, no primeiro trimestre de 2023, e será também determinante a construção de uma nova central solar, com uma capacidade de produção de aproximadamente 6MW, no segundo semestre de 2023.

Esta nova central fotovoltaica garantirá uma maior independência energética e um consumo de energia mais sustentável. No total, a Riopele passa a totalizar 5.7 GWh de produção de energia renovável por ano, um passo importante para aumentar a utilização de energia limpa nos seus processos de produção.

Carbono zero até 2027

A Riopele anunciou, em 2022, o seu compromisso ambicioso para se tornar operacionalmente neutra em carbono até 2027, através da implementação de um conjunto de medidas e projetos, que permitirão que todas as operações da empresa tenham um impacto ambiental zero. No âmbito do Roteiro para a Sustentabilidade, definido pela empresa, a Riopele está a envolver toda a cadeia de valor para impulsionar o progresso ambiental.

Fundada em 1927, a Riopele é uma das mais emblemáticas empresas têxteis europeias e uma referência internacional na criação e na produção de tecidos para coleções de moda e de vestuário.

Com mais de 1.000 colaboradores, a empresa exporta cerca de 95% daquilo que produz.
A empresa incorpora práticas sustentáveis em todos os níveis do negócio, apostando na produção de tecidos de qualidade elevada, desenvolvidos a partir de fibras naturais, sintéticas, artificiais e recicladas.