+
voltar a notícias
No âmbito do 15.º Encontro Nacional de Inovação COTEC Portugal, que decorreu no dia 22 de maio e teve lugar no auditório da fabricante Embraer, em Évora, foi atribuído à Riopele o Prémio Produto Inovação COTEC 2018.
José Alexandre Oliveira, presidente da Riopele, recebeu das mãos de Francisco de Lacerda, ainda na presidência da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, o Prémio Produto Inovação COTEC 2018, pelo trabalho que a Riopele tem desenvolvido ao nível dos têxteis sustentáveis sob a marca Tenowa – The Rebirth of Textiles.
Numa entrevista ao Jornal ECO, à margem do Encontro, José Alexandre Oliveira declarou que “somos uma empresa com muitos anos, das chamadas empresas tradicionais, mas que, de tradicional, só se for mesmo os anos que tem”, adiantando depois que “temos paixão e atitude. São pontos que valorizamos muito dentro da empresa.”
Com uma periodicidade anual, a este galardão podem candidatar-se empresas nacionais ou estrangeiras a operar em Portugal, em qualquer setor da atividade económica.
Este ano, além da Riopele, outras seis empresas passaram à fase final do concurso, a saber: PLUX Wireless Biosignals, TecnoVeritas, Follow Inspiration, ITSector, Compta Emerging Business e TMG Automotive. É de realçar, igualmente, que a plataforma de desenvolvimento de código aberto BITalino – DiY Biosignals, da PLUX – Wireless Biosignals, recebeu uma Menção Honrosa.
Recorda-se que, desenvolvida no âmbito do projeto R4TEXTILES, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que decorreu durante os anos 2016 e 2017, a Tenowa visa a conversão dos resíduos gerados a partir das indústrias têxtil e agroalimentar em novos tecidos e em novos acabamentos, inserindo-se no paradigma da economia circular.
Também na edição deste ano da iTechStyle Summit (Conferência Internacional do Têxtil e do Vestuário), a Tenowa foi a vencedora dos iTechStyle Awards, na categoria Sustainable Product (Produto Sustentável).