+

2024-09-03

“Lego Serious Play” a nova formação da Riopele


voltar a notícias

Promover e facilitar o trabalho em equipa dos profissionais de tecelagem e fiação da Riopele foi o objetivo central dos workshops “Lego Serious Play”. Esta iniciativa, promovida pelo departamento de Melhoria Contínua, destacou-se pela abordagem inovadora deste método internacional, certificado pela Lego, e que a Riopele pretende alargar a todas as suas equipas.

Os legos foram, literalmente, a ferramenta de trabalho nos dois workshops realizados, cujo objetivo era desenvolver o espírito de equipa. Desenhada à medida do perfil dos participantes, a formação desenrolou-se em quatro etapas experimentais, com destaque para as fases práticas de construção e partilha.

Diante de desafios concretos de construção, que proporcionaram momentos curiosos e divertidos de representação visual, os participantes conciliaram os contributos individuais com tarefas coordenadas em equipa. Ficaram surpreendidos com a forma inesperada como partilharam as suas perspetivas sobre o trabalho em equipa e o funcionamento da empresa, assim como com a oportunidade de conhecerem as diferentes visões dos colegas.

Para a Diretora de Recursos Humanos, Cláudia Queirós, “é importante investir no desenvolvimento das pessoas, com conteúdos desenhados à medida de cada equipa, com o objetivo de alargar horizontes individuais, fortalecer o trabalho em equipa e a cultura organizacional”.

Os valores partilhados na Riopele ficaram evidenciados nesta formação, que permitiu “a participação ativa de todos os envolvidos, contribuindo para melhorar a comunicação, a colaboração e a partilha de ideias”. Esta formação possibilitou, através da construção de modelos 3D, “expressar conceitos complexos de forma visual e tangível, o que facilita a compreensão e a exploração de múltiplas perspetivas, promovendo o pensamento crítico, como também fortalece o espírito de equipa e a coesão entre os colaboradores”, acrescentou José Rosas, Diretor de Melhoria Contínua.

O método “Lego Serious Play” baseia-se numa técnica para facilitar o pensamento, a comunicação e a resolução de problemas, fundamentado numa extensa pesquisa nas diversas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia, aprendizagem e no conceito de “conhecimento das mãos”. O “saber fazer” dos profissionais da Riopele foi assim complementado pelo “saber criar” da Lego.