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2021-11-02

“Grandes marcas internacionais obrigam-nos a estar permanentemente na vanguarda”


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Nome - José Carlos Ortigão
Idade - 54
Naturalidade - Porto

José Carlos Ortigão é um dos especialistas da Riopele em mercados internacionais. Já trabalhou diretamente com vários países, mas é a Alemanha que foca agora toda a sua atenção. Um mercado “de grande exigência”, onde a Riopele trabalha “com as mais relevantes marcas de moda internacionais, que nos obrigam a estar permanentemente atualizados, do ponto de vista qualitativo e tecnológico”.

1. Qual a importância do mercado alemão para a Riopele?

Reveste-se de uma importância estratégica pela estabilidade do seu mercado, pela notoriedade das suas marcas e pelo que representa para o volume de negócios da Riopele, que atingiu, no pré-covid, cerca de 25%.

2. O facto de a Riopele trabalhar com marcas alemãs de referência é um desafio ou uma responsabilidade?

É um desafio responsável trabalhar com as mais relevantes marcas de moda internacionais, que nos obrigam a estar permanentemente atualizados, do ponto de vista qualitativo, tecnológico e da captação de informação. Além disso, com alguns destes clientes, como por exemplo, a Hugo Boss, temos feito um percurso de aprendizagem mútua, nomeadamente num projeto de digitalização de integração entre sistemas.

3. Que argumentos competitivos apresenta a Riopele num mercado tão relevante como o alemão?

A Riopele apresenta-se como uma empresa vertical, inovadora e sustentável. Destacaria também a versatilidade e atratividade da nossa coleção, a proximidade com os clientes e o nosso know-how, em termos de desenvolvimento e capacidade industrial.

4. O José Carlos Ortigão hoje é um especialista no mercado alemão, mas trabalhou em vários mercados. Qual as diferenças que identifica no mercado alemão quando comparados com outros em que já trabalhou?

Reconheço no mercado alemão um maior grau de exigência em termos qualitativos e de serviço, mas também uma maior fidelidade por parte dos nossos clientes, o que nos tem permitido estabelecer relações comerciais mais profundas e duradouras. Temos aproximadamente cem clientes ativos, sendo um mercado com uma enorme dinâmica e vitalidade, onde surgem constantemente novos projetos e novos desafios.

5. A sustentabilidade é uma moda que veio para ficar ou uma oportunidade para distinguir as empresas inovadoras e responsáveis das outras?

Acredito que a sustentabilidade veio para ficar até porque os nossos clientes mostram grande satisfação pela estratégia e trajetória de sustentabilidade da Riopele. Do ponto de vista comercial, a maioria dos nossos clientes já estabelece critérios de compra no âmbito da sustentabilidade e temos clientes que atualmente compram apenas tecidos sustentáveis. Creio que 2022 será o momento de viragem em relação ao peso dos produtos sustentáveis no volume de negócios da Riopele.