+

2021-08-21

Riopele: Liderança no feminino


voltar a notícias

O que têm em comum os departamentos de I&D, Recursos Humanos ou Sustentabilidade da Riopele? Todos, sem exceção, são liderados por mulheres. Esta é apenas umas das curiosidades de uma empresa que, na última década, registou um crescimento de 23% no nº total de colaboradores, um aumento de 193 colaboradores para um total de 1039 profissionais.

A idade média dos colaboradores ascende, por estes dias, a 41 anos. E 45% das mulheres assumem cargos de liderança, numa empresa onde a maioria dos colaboradores são homens (62%).

A Riopele procura no mercado quadros cada vez mais qualificados. O número de colaboradores com licenciatura ascende a 94 (cresceu 18% na última década) e com mestrado 24. Os departamentos técnicos de I&D, Sustentabilidade, Sistemas de Informação, Comercial, Financeiro, Recursos Humanos e Qualidade (QAS), por exemplo, são responsáveis (181 no total) por cerca de 19% dos colaboradores da empresa.

A importância do “Programa Horizontes”

Fundada em 1927, a Riopele é uma das mais resilientes empresas têxteis portuguesas e uma referência internacional na criação e na produção de tecidos para coleções de moda e de vestuário, integrando verticalmente as áreas de I&D, da Fiação, da Tinturaria, da Torcedura, da Tecelagem e da Ultimação e Controlo da Qualidade, oferecendo um serviço de produção têxtil vertical, capaz de atender ao atual ritmo acelerado da indústria de moda.

De modo a assegurar a formação contínua dos colaboradores, a empresa criou, em 2012, o Programa Horizontes.

“Queremos valorizar o papel de cada pessoa, independentemente da sua função para o resultado final da empresa, que passa naturalmente pelo contributo de cada trabalhador no desenvolvimento de tecidos de excelência”, salientou Bernardino Carneiro.

De acordo com o Administrador da Riopele, através do Programa Horizontes, "proporcionamos a todos os colaboradores a participação em ações externas de formação, em conferências e em outras iniciativas, bem como ações internas de formação". Destaque para a realização dos workshops temáticos como o workshop “Produto, Processo e Controlo”, que envolveu já mais de 1000 trabalhadores da empresa.

Desse modo, estarão criadas as condições “para estimularmos os interesses individuais e competências de cada trabalhador e as capacitarmos com um conhecimento global do negócio, potenciando o trabalho em equipa e os resultados da empresa”.