+

2020-02-10

Espaço renovado suporta aposta tecnológica da Riopele


voltar a notícias

A Equipa dos Sistemas de Informação acaba de regressar às suas instalações, após a execução de um projeto de renovação que visou dotar o espaço de tecnologia, estética e funcionalidades potenciadoras da aposta da empresa na transformação digital e inovação.

Fluido e visualmente leve, organiza-se em quatro ambientes de trabalho: direção (sala de reuniões e gabinete), zona de trabalho coletiva (sala de trabalho comum e espaço de monitorização), zona de apresentação/showcase e área técnica.

A organização dos espaços é efetuada através de estantes possibilitando o seu encerramento, mas garantindo a continuidade visual entre si. Além disso, permite o acesso direto ao novo Data Center, à copa e ao exterior, bem como o acesso interior aos restantes departamentos.

Refletindo a ideia do “industrial”, o conceito espacial visa assim facilitar o trabalho pluridisciplinar em equipa, a demonstração tecnológica em permanência, o fluxo de ideias e a abertura aos outros departamentos, sempre de acordo com a missão do departamento e o cumprimento dos objetivos de inovação tecnológica e melhoria contínua de processo.

Do ponto de vista material, a opção do projeto introduz materiais simples, rigorosos e naturais, através de revestimentos de cal e madeiras pintadas, procurando um contraste entre as áreas de trabalho e a vertente tecnológica, patente em todas as atividades do departamento de Sistemas de Informação.

 

A versatilidade do espaço e a inovação tecnológica é, igualmente, apoiada pela colocação de dois painéis deslizantes, que percorrem as diversas funções, e que permitem a utilização da informação introduzida em tempo diferido.

A iluminação natural do espaço é efetuada através de diversos vãos orientados a Sul, com proteção exterior através de uma pala e interior com a utilização de rolos de obscurecimento parcial. Por outro lado, a iluminação artificial é conseguida através de lâminas LED horizontais, que emitem luz rasante sobre as diversas áreas, pautadas pelas vigas estruturais existentes.

As áreas individuais de trabalho utilizam os tecidos como base de composição da cadeira e da mesa. Com efeito, na cadeira prevalece o aço polido e o tecido preto, enquanto na mesa a opção foi a criação artificial de um painel impresso utilizando um tecido Riopele, como base de composição fazendo dessa forma uma ligação direta entre o trabalho tecnológico desenvolvido na área e o core business da empresa.

A nova infraestrutura engloba também um novo espaço de Administração de Sistemas e Help Desk, bem como um novo Data Center, com cerca de 30 m², que garante as caraterísticas e a tecnologia necessária para suportar, entre outros, o projeto de digitalização integral do chão de fábrica.

Além da alteração profunda de todas as áreas, destaca-se, por último, no aspeto técnico e social, a criação de uma copa completamente renovada, equipada com micro-ondas, frigorífico e mobiliário adequado, criando melhores condições de refeição para os colaboradores das áreas de Sistemas de Informação e de Serviços Financeiros.