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2024-03-11

Departamento do vestuário é para crescer


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 “A finalidade de todo o tecido produzido na Riopele destina-se à confeção”. Por esse motivo, a criação de uma unidade de “RFS passa pelo apoio à parte técnica da Riopele no sentido de testar os tecidos, de analisar o comportamento em peça, confirmar que se adequam a determinado modelo”. Depois, “oferecer ao cliente o full-package, o cliente fica libertado de todo o processo, desde a compra do tecido, desenvolvimento do produto, compra de acessórios, produção, controle e expedição”. A tese é de Cristina Gonçalves, responsável pela RFS da Riopele, em particular no exigente mercado francês.

O departamento de confecção da Riopele, que é já procurado por grandes marcas a nível internacional, deverá continuar a crescer nos próximos anos. Para isso será determinante a consolidação da aposta da empresa que possa por verticalmente todas as áreas de negócio, nomeadamente I&D, Fiação, Tinturaria, Torcedura, Tecelagem, Ultimação e Private Label.

“Importa diversificar para chegar a um número crescente de clientes”, reforçou o Presidente da Riopele. Uma aposta abrangente que se tem manifestado, por exemplo, no segmento da mobilidade. Ainda no segmento profissional, no passado recente, a Riopele integrou um consórcio que desenvolveu o novo camuflado para o exército português.

“A nossa área de produção de vestuário oferece um serviço especializado, que inclui design, produção de modelagem e amostras, fornecimento de tecidos e acabamentos, corte e costura, controlo de qualidade e entrega personalizada”, recordou José Alexandre Oliveira.

A aposta da Riopele no segmento de confeção tem permitido que a empresa de Famalicão esteja a reforçar a oferta um serviço integral, da matéria-prima à peça acabada. Em resultado, a Riopele voltou a crescer em 2023, nomeadamente nos domínios mais técnicos, apesar do ambiente de negócios particularmente hostil, em virtude do abrandamento económico dos principais parceiros comerciais à escala internacional.

A Riopele emprega atualmente mais de 1000 colaboradores e exporta, direta ou indiretamente, a totalidade da produção para mais de 50 mercados.