+

2023-03-02

Há 138 milhões de razões para acreditar no futuro da indústria portuguesa


voltar a notícias

Há 138 milhões de razões para acreditar no futuro sustentável da indústria têxtil e de vestuário de Portugal. O setor assume publicamente o desafio de trabalhar para ser uma grande referência internacional e, por esse motivo, vai investir como nunca na mudança de paradigma, num projeto que envolve um total de 54 promotores, entre empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades (e cujo investimento global será precisamente de 138 milhões de euros, no âmbito do PRR).

“O objetivo é marcar um novo ritmo e acelerar a mudança, mas sem deixar de garantir e até elevando padrões de qualidade com forte potencial em diferentes segmentos de mercado”, explica o diretor-geral do CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.

Designado "Be@t" (do inglês Bioeconomy at Textiles / Bioeconomia na Têxtil), o projeto permitirá concretizar "passos decisivos para o trajeto de mudança transversal no sector que, em cerca de três anos, permitirá abranger desde as matérias-primas ao design, à investigação e à produção", explica aquele responsável.

A aposta das empresas, centros de investigação e tecnologia, a par das universidades, é demonstrativa do grau de empenho que está a ser colocado no Be@t, desde logo na busca de soluções que respondam às exigências cada vez mais fortes da legislação e da sociedade em termos de respeito pelo ambiente. Essa busca inclui a descoberta de novas matérias-primas, o desenvolvimento de outras técnicas, tecnologias e equipamentos de fabrico e processamento, pelo que significa desafios criativos e de investigação e um enorme esforço de investimento.

No entanto, como sublinha Braz Costa, os fundos europeus canalizados a partir do PRR e o investimento dos diferentes promotores constituirão “uma oportunidade para, através do Be@t, fazer com que esta reconversão do sector para a bioeconomia sustentável se torne efetivamente possível”. Será, assim, “conseguido o cumprimento de princípios e metas de defesa ambiental e, em simultâneo, o desenvolvimento de novas estratégias de conquista de mercado, tanto a nível nacional como internacional, já que o projeto inclui a promoção do sector em diversos palcos e o robustecimento do prestígio dos têxteis e vestuário de fabrico português”, concluiu o diretor-geral do CITEVE.

É um trabalho que passa pela descoberta de novas matérias-primas, desenvolvimento de outras técnicas, tecnologias e equipamentos de fabrico e processamento, o que significa, também, “desafios criativos e de investigação e um enorme esforço de investimento”.