+

Know-how

Acabamentos

Combinando de forma harmoniosa a parte química com a parte mecânica, na área de Acabamentos garantimos o elevado desempenho dos nossos tecidos, ao nível estético, de conforto e de funcionalidade.

A nossa área de Acabamentos está dividida em três fases distintas: Preparação, Tingimento e Acabamento. Nesta grande variedade de processos procuramos conferir ao tecido acabamentos ao nível da cor, do toque, do brilho, do aspeto e da fluidez.

A fase de Preparação destina-se à preparação da tela para o processo de tingimento e de acabamento. Equipados com máquinas que utilizam tecnologia avançada, procedemos, por exemplo, à remoção de impurezas (da própria fibra) bem como à lavagem, ao branqueio e à mercerização, conferindo assim novas características e propriedades à tela.

A fase de Tingimento subdivide-se em tingimento em descontínuo (esgotamento) ou em contínuo, dependendo do artigo. Esta fase inicia-se no nosso Laboratório de Cores que, tendo em conta o tipo de artigo e a operação a executar, cria ou reproduz a cor, formulando uma receita que garante a sua reprodutibilidade à escala industrial. Na etapa seguinte, a receita é enviada para a Cozinha de Cores, composta por equipamentos completamente automáticos, que gerem todo o processo de preparação e de abastecimento da receita para a produção.

No subprocesso de tingimento por esgotamento, estamos equipados com máquinas de última geração, que permitem uma menor relação de banho, garantindo uma maior sustentabilidade a nível económico e ambiental. No subprocesso de tingimento em contínuo, dispomos de um conjunto de máquinas como o Thermosol (processo Thermosol ou processo Econtrol) e um foulard de tingimento para o processo Pad-Batch. Estas máquinas e estes processos asseguram um tingimento ao mais alto nível técnico e de qualidade.

Ao nível da fase de Acabamento, o nosso parque de máquinas está equipado com diversas máquinas, que permitem realizar uma vasta gama de operações de acabamento, desde acabamento químico a acabamento mecânico. Destacam-se, em particular, as seguintes máquinas: Râmolas, Cardas, Calandra, Sanfor, Airo 24, KD.

Recentemente adquirimos uma nova râmola que, com 70 metros de comprimento, é a maior máquina desta tipologia existente na Europa. Constituída por 12 câmaras, esta râmola conjuga a eficiência produtiva com um elevado desempenho em termos de eficiência energética, garantindo um fluxo de produção contínuo, com implicações positivas ao nível do tempo de entrega.

 

Know-how

Acabamentos

VER O VÍDEO

Tecelagem

Qualidade


voltar a know-how