+

2016-07-12

Cidade de Famalicão homenageia fundador da Riopele


voltar a notícias

No dia 9 de julho de 2016, Dia da Cidade de Vila Nova de Famalicão, que este ano celebra o 31.º aniversário, no auditório da Casa das Artes, José Dias de Oliveira, fundador da Riopele, foi uma das cinco figuras homenageadas, a título póstumo, pelo seu trabalho e pela sua força empreendedora que muito contribuíram para o desenvolvimento do concelho e do país.

José Alexandre Oliveira, presidente da Riopele e neto do fundador, esteve presente na cerimónia de homenagem, recebendo a Medalha diretamente das mãos de Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, a qual, postumamente, atribui o título de Cidadão Honorário do Município a José Dias de Oliveira.

Recorde-se que José Dias de Oliveira nasceu a 17 de agosto de 1902 na freguesia de Mogege. Empreendedor por natureza, decidiu em 1927, com 25 anos de idade, instalar dois teares na margem esquerda do rio Pele, em Pousada de Saramagos.

Com uma crença no valor do trabalho e uma equipa de trabalhadores que nele viam um forte exemplo de quanto vale a persistência e a força de vontade, a Riopele cresceu sucessivamente, tornando-se numa das principais empresas têxteis, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento económico do concelho de Vila Nova de Famalicão e do país. Faleceu a 12 de fevereiro de 1953, com 50 anos de idade.

Ao longo da cerimónia, pautada por grande emoção e contando com um auditório repleto, foram distinguidas outras personalidades. Além do reconhecimento de empresários que atualmente contribuem para a grande força industrial do concelho, Paulo Cunha distribuiu, no total, 40 medalhas de mérito municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, referiu que “é da mais elementar justiça homenagear o percurso pessoal de cada um, a exemplaridade dos projetos e a excelência dos resultados obtidos”, enfatizando, por isso, o contributo dos que ajudaram a sedear em Famalicão “…um ADN empreendedor” e enaltecendo a importância de cada pessoa dar o seu “…contributo para o futuro”.